Mudanças Climáticas

 

Na área de mudanças climáticas, o PNUMA atua no sentido de facilitar a transição da sociedade para uma economia de baixo carbono, aprimorar o entendimento da ciência das mudanças climáticas, constuir capacidades para a adaptação ao fenômeno e aumentar o conhecimento público sobre esse desafio global.

Com mais de  vinte anos de experiência em mudanças climáticas, o PNUMA ajudou a estabelecer o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – o IPCC – junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM), nos anos 80. Ademais, o PNUMA forneceu suporte à negociação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), que entrou em vigor em 1994.

Além do apoio dado à ciência e a mecanismos legais, o trabalho do PNUMA tem concentrado esforços para a redução de emissões de gases causadores de efeito-estufa, principalmente através da promoção da energia renovável e da melhoria da eficiência energética, e do estímulo ao desenvolvimento do mercado de carbono. O PNUMA também é ativo em esforços para redução de riscos e aumento da resiliencia da sociedade em relação à mudança do clima, notavelmente através do suporte ao desenvolvimento de Programas de Ação de Adaptação Nacional.

Dada a sua longa experiência e mandato, o PNUMA se encontra bem posicionado para reforçar seu apoio ao governo, ao setor privado e à sociedade civil, visando ajudá-los a reduzir suas emissões de gás causadores de efeito-estuda e se preparar para as consequências de um clima alterado.

Coerente com a UNFCCC e dentro de uma abordagem mais ampla das Nações Unidas em relação às mudanças climáticas, o PNUMA concentra-se em fornecer liderança ambiental nas quatro áreas de destaque na resposta internacional à mudança do clima: adaptação, mitigação, ciência e divulgação.

O objetivo da estratégia é o de que a temática seja trabalhada em todas as áreas de atuação da organização. Assim, uma variedade de projetos e iniciativas que perpassam todas as divisões e escritórios do PNUMA vêm sendo revalidadas para incluir a questão da mudanças climáticas. Essas ações têm, basicamente, quatro focos de atuação:

  • Facilitar a transição para sociedade de baixo carbono
  • Aprimorar o entendimento da ciência das mudanças climáticas
  • Construir resiliência para a adaptação ao fenômeno
  • Aumentar o conhecimento público sobre esse desafio global.

Atuação no Brasil

O PNUMA vem apoiando diversos esforços realizados pelo Governo brasileiro, pelos setores privados, acadêmicos e da sociedade civil através da disseminação de informações, publicações técnicas e intercâmbio de experiências.

Uma atividade emblemática nesta área é a assistência oferecida aos Ministérios de Ciência e Tecnologia e de Meio Ambiente para o estabelecimento do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), criado em abril de 2009. Baseado na sua experiência de Secretaria do IPCC, Painel Internacional de Mudanças Climáticas, compartilhada com a Organização Meteorológica Mundial, o PNUMA apoiou as atividades preparatórias para a instalação do PBMC que tem como principais objetivos:

  • incentivar o avanço no entendimento do risco e dos potenciais impactos das mudanças climáticas e outras mudanças ambientais globais induzidas pela ação antrópica bem como sua utilização para a análise acurada das opções para adaptação e mitigação no país.
  • elaborar avaliações integradas, objetivas, abertas e transparentes a partir do melhor e mais atualizado conhecimento técnico e científico produzido no Brasil sobre mudanças climáticas e outras mudanças ambientais globais relevantes para o país;
  • Produzir insumos e dar suporte técnico e científico à formulação de políticas públicas adequadas sobre mudanças do clima e à implementação e atualização do Plano Nacional sobre Mudança Climática (PNMC).
  • Disseminar conclusões e resultados dos painéis nacional e internacional sobre mudanças climáticas de maneira a aumentar o nível de conscientização e capacidade de resiliência frente aos impactos adversos das referidas mudanças.

O PNUMA  lidera uma Força-Tarefa do Sistema ONU no Brasil para discutir e alinhar as ações das agências no Brasil. O grupo busca coordenar e cooperar nos projetos e atividades desenvolvidos no Brasil e, a partir dos resultados de análises e consultas com diversos atores nacionais, desenhar programas, projetos e atividades em linha com as prioridades nacionais.

Esta força tarefa também atua para aperfeiçoar seus procedimentos internos para adequá-los às normativas do Programa  Nações Unidas Sustentável (“Sustainable UN – SUN). Esta iniciativa foi estabelecida em resposta à uma solicitação do Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon para que todos os Fundos, Programas e Agências do Sistema  avançassem na direção de neutralizar suas emissões de CO2 em suas instalações e viagens. O SUN trabalha em três níveis: edifícios, equipamentos e veículos; nos processos gerenciais (compras, sistemas, etc) e cultura organizacional (para adaptar seus procedimentos aos novos requerimentos).

Várias iniciativas são desenvolvidas pelo PNUMA nesta área com o apoio de outras agências do Sistema Nações Unidas, de centros colaboradores e suas divisões globais específicas. Dentre as principais iniciativas estão o UN-REDD, UN-Energy, SEF, Comércio e Mudanças Climáticas e Green Economy.

Conheça algumas publicações do PNUMA na área de Mudanças Climáticas: